atividade 1.4

terça-feira, 24 de julho de 2012

ATIVIDADE 2.2

Ao clicar nos links do hipertexto facilitou muito o entendimento do assunto tratado no texto, pois nele temos uma informação mais profunda do assunto em questão. Durante a pesquisa não nos perdemos por estarmos atentos aos esclarecimentos da tutora e também termos no painel os caminhos a serem seguidos.

Viajamos por vários textos em busca de entender o que seria o hipertexto e tamanha foi minha surpresa ao descobrir que o hipertexto nada mais é do que um texto com muitas outras informações

ATIVIDADE 2.1

CURSO: TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO – ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TICs

CURSISTA: DORACI DE FATIMA

TUTORA: ARACY HENRIQUE SOUZA

COORDENADORA: DENIZE TOMIKO ARAKAKI TAKEMOTO.


QUAL É A IMPRESSÃO QUE O PORTAL DO PROFESSOR DEIXOU EM CADA GRUPO. DURANTE O PERCURSO NAVEGADO, OBSERVAMOS QUAO GRANDE IMPORTANCIA TEM AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NO PORTAL DO PROFESSOR, ONDE SE ENCONTRA GRANDE ACERVO DE INFORMAÇÕES E QUE ATÉ HOJE NÃO O CONHECÍAMOS, E QUE POR MEIO DELE TAMBÉM PODEMOS ACESSAR OUTRAS FONTES DE INFORMAÇÕES GOVERNAMENTAIS, QUE PODERÃO NOS AUXILIAR TANTO NA PESQUISA COMO NAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS EM SALA DE AULA, E TAMBÉM USUFRUIR DOS VÍDEOS, ANIMAÇÕES, HIPERTEXTOS E EXPERIMENTOS QUE ENRIQUECERÃO NAS ATIVIDADES DIÁRIAS

segunda-feira, 23 de julho de 2012

atividade 1.6 webquest

WEBQUEST: RIQUEZA DE INFORMAÇÕES WEBQUEST: É UMA METODOLOGIA DE PESQUISA ORIENTADA DA WEB, EM QUE QUASE TODOS OS RECURSOS UTILIZADOS SÃO PROVENIENTES DA MESMA, QUE SERVE PARA ACRESCENTAR À APRENDIZAGEM, É TAMBÉM UMA FERRAMENTA COLABORATIVA QUE PROPORCIONA ENVOLVIMENTOS E PARCERIAS INTERESSANTES. PROPICIA A ORGANIZAÇÃO DE CONTEÚDOS, SÍNTESES E REFLEXÕES SOBRE DIVERSAS INFORMAÇÕES DE UM MESMO ASSUNTO, ONDE PODERÁ TOMAR DECISÕES OU CRIAR ARGUMENTAÇÕES EMBASADAS EM FATO QUE SEMPRE PARTE DE UM TEMA E PROPÕE UMA TAREFA QUE ENVOLVE A CONSULTA DE INFORMAÇÕES ESPECIALMENTE SELECIONADAS. A WEBQUEST FORNECEM ORIENTAÇÕES BASTANTE CONCRETAS PARA TORNAR POSSÍVEL E EFETIVO O USO DA INTERNET.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

REFLEXÕES DE APRENDIZAGEM


 A tecnologia hoje é um mecanismo imprescindível, porque nem nós educadores nem nosso aluno conseguiria viver sem os meios de comunicação, interação, multimídias, enfim, uma infinidade de anteparos que favorecem a comunicação mais rápida e acessível a todos, portanto, devemos desfrutar dessas possibilidades e direcionar o educando para que se aproveite do que for possível para melhorar sua aprendizagem, a escola hoje não pode mais ficar presa somente a livros didáticos, enquanto o mundo oferece uma infinidade de outros recursos que podem, se bem utilizados, melhorar a concentração e o interesse do aluno

QUEM SOU EU COMO PROFESSOR APRENDIZ

Enviada em May 2 2012 09:54:22:000AM


QUEM EU SOU COMO PROFESSOR APRENDIZ


Este curso, vem em um momento em que a tecnologia não pode ficar fora do ambiente escolar, e  diante dessa situação ,     sendo profissional em educação, nao posso deixar de aproveitar uma oportunidade em que posso aumentar meu conhecimento em manusear o computador e também poder desfrutar dos softwares  que enriquecem meu conhecimento e o conhecimento do meu aluno.
A informática poderá nos auxiliar tanto na pesquisa como na memorização de elementos fundamentais da aprendizagem, onde professor e alunos terão oportunidade  mútua.  
Neste curso    espero poder me capacitar  tanto no manuseio das ferramentas,  na digitação e no uso dos ambientes de pesquisa e de  elementos que poderão ajudar a aprendizagem.                                                                               

REFLEXÕES INICIAIS


CURSO: TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO – ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TICs
CURSISTA:  DORACI DE FATIMA SILVA OLIVEIRA
TUTORA:  ARACY HENRIQUE SOUZA
COORDENADORA: DENIZE TOMIKO ARAKAKI TAKEMOTO.
ATIVIDADE 1-1 REFLEXOES INICIAIS

A SOCIEDADE DA APRENDIZAGEM E O DESAFIO DE
CONVERTER INFORMAÇÃO EM CONHECIMENTO                                                                                              (Juan Ignacio Pozo)



                                                                                Vivemos em uma sociedade da aprendizagem, na                                             qual aprender constitui uma exigência social
crescente que conduz a um paradoxo: cada
vez se aprende mais e cada vez se fracassa
 mais na tentativa de aprender.

             Nossa sociedade vive hoje diante de um turbilhão de informações .que chegam até nós  por diversas fontes que trazem ao mesmo tempo notícias  do mundo inteiro. Diante dessa realidade nos deparamos com as dificuldades de ensinar aquilo que a sociedade necessita. Por diversas vezes ouvimos comunicados da necessidade de profissionais capacitados, os quais existem mas não se propõem a assumir as vagas existentes no caso do cargo de professor ao se depararem com a realidade do aluno em sala de aula e da remuneração.
             O profissional tem que viver em constante aprendizado, onde poderá vivenciar as mudanças que ocorrem nos diversos campos da educação,com uma análise crítica, tendo o discernimento de filtrar aquilo que é produtivo e aproveitável. O ensino aprendizagem tem sofrido grandes quedas e isso poderá ser revertido através de novas tecnologias que hoje nos são propostas não deixando de usufruir de tudo aquilo que já deu certo , pode-se engajar a informatização do conhecimento que hoje tornou-se muito mais acessíveis, disponibilizado a todos os  nossos alunos.

                                

Apresentação

Eu sou Doraci, professora de matemática do Ensino Fundamental e Médio, atuando na Escola Municipal Antonio Henrique Filho, com as salas do 7º, 8º e 9º anos  do período vespertino, ja participei de muitos cursos, porém este me desperta uma expectativa mais acentuada, onde espero aprender a lidar com softwares que enriquecem a aprendizagem desta disciplina que os alunos apresentam tanta dificuldade em assimilar.