atividade 1.4

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Atividade 2.9- Poster

Atividade 2.8- Registro digital de uma experiência


ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TICs

Cursista:  Doraci de Fátima Silva Oliveira.

Tutora:   Aracy Henrique.

Atividade: 2.8   Registro Digital da experiência.


AQUECIMENTO GLOBAL- CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS.

Em primeiro lugar,  buscamos escolher uma turma onde poderíamos incutir a necessidade de tomada de atitudes concretas, em seguida  analisamos em que disciplina trabalharíamos e após  decidir quanto a disciplina, buscamos então um conteúdo em que pudéssemos cativar os alunos a se envolver de forma colaborativa, onde cada um pudesse definir uma ação simples, mas de consequência relevante.
 Então escolhemos os alunos do 9º ano do Ensino fundamental do período vespertino da EM Antônio Henrique Filho, a disciplina de Ciências e o conteúdo abordado foi o Aquecimento Global.
O desenvolvimento do projeto ocorreu de forma agradável e muito satisfatória, pois observava-se nos alunos o grande interesse em procurar sites  que tratassem, do assunto em questão , muitos deles fizeram a leitura de textos e de imagens que levassem ao entendimento das causas do aquecimento global.
Após a leitura dos textos escolhidos cada aluno descreveu em seu laptop um relatório identificando estas causas e consequências.
Os objetivos propostos foram contemplados e os alunos descreveram ações simples, mas que cada um poderá se comprometer em realizá-la sem sofrer nenhum dano ou constrangimento, onde ele tomando a decisão certa estaria colaborando com a preservação do ambiente em que vive e do planeta..







Atividade 2.7- Atividade prática pedagógica

Reflexão e orientação sobre a atividade a ser desenvolvidada em sala de aula.

Atividade 2.6- Plano de aula


PLANO DE AULA



CURSISTAS:                  Doraci de Fátima Silva Oliveira   e    Sandra Louzada Costa.

MUNICÍPIO:                  Brasilândia – MS.

UNIDADE ESCOLAR:  EM - Antonio Henrique Filho e  EMEI Carmelita Barbosa

PÚBLICO ALVO:          9º ANO – Ensino Fundamental.

PERÍODO/ TURMA/Nº DE ALUNOS:  Vespertino / “B”/32.

DISCIPLINA:                  Ciências.



AQUECIMENTO GLOBAL
OBJETIVOS:
              

Ø    Proporcionar ao aluno os conhecimentos necessários que possibilitam sua integração na sociedade em que vive proporcionando-lhe conhecimento básico de teoria e prática de ações que preservem a natureza e o meio em que vive.

Ø    Estimular a curiosidade, o interesse e a criatividade do aluno, para que possa explorar novas idéias e descobrir novos caminhos na aplicação de boas atitudes dos conceitos aprendidos  na busca incansável da  conservação dos recursos naturais.
Ø
Ø      Identificar quais são as causas e os efeitos do aquecimento global.

Ø    Reconhecer que as mudanças de pequenas atitudes podem fazer muita  diferença.

Ø    Entender que cada um tem a sua parcela de contribuição, agindo com responsabilidade no cuidado com a Natureza, os seres Humanos e com os animais.
Ø    Identificar os altos índices de descongelamentos, e  os diversos tipos de atitudes que levaram ao derretimento das geleiras com tamanha intensidade.
Ø    Despertar no adolescente, a consciência de que  sendo ele um ser            inserido na sociedade e no mundo, tem a obrigação e o dever de se responsabilizar pelo bem estar de si de sua família e do seu ambiente


CONTEUDO:
              Aquecimento global:    Causas e Conseqüências.

METODOLOGIA: Pesquisa na internet, nos sites correlacionados.
              Elaborar um texto digital onde poderá elencar seus conhecimentos e                                                                                                                            suas atitudes diante dessa problemática onde ele é parte fundamental.
Proporcionar uma discussão  com análise e reflexão a qual deverá conduzir o aluno  a perceber o seu importante papel  de forma  construtiva, sem constrangimento e através dele deverá construir seus conhecimentos de forma sistematizada
             Gravar um depoimento onde, em público estará se comprometendo com sua parcela de  contribuição para manter um ambiente agradável para si e para os demais.

AVALIAÇÃO:   A avaliação como parte do processo ensino-aprendizagem será instrumento para diagnosticar  se o aluno atingiu ou não satisfatoriamente os objetivos propostos no conteúdo desenvolvido.
            .
             O professor certificará constantemente se o aluno está adquirindo os pré-requisitos necessários para a continuidade dos estudos.
O aluno será avaliado de forma global e contínua, considerando:
Desempenho em sala de aula.
Procedimento em relação aos conteúdos dados.

Atividade 2.5- Blog criando um hiperportfólio

 Este é o endereço do meu blog, onde poderá acessá-lo e compartilhar.

quinta-feira, 26 de julho de 2012

ATIVIDADE 2.4

Ao fazer a leitura das atividades de vários colegas pude perceber que ao realizá-las os colegas já estão bem mais descontraídos, e descreveram sobre o conteúdo do hipertexto com muita propriedade, tanto na definição como na sua praticidade e complexidade de conteúdos para pesquisa.

ATIVIDADE 2.3

Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal. O conceito de "linkar" ou de "ligar" textos foi criado por Ted Nelson nos anos 1960 e teve como influência o pensador francês Roland Barthes, que concebeu em seu livro S/Z o conceito de "Lexia"[carece de fontes], que seria a ligação de textos com outros textos. Em palavras mais simples, o hipertexto é uma ligação que facilita a navegação dos internautas. Um texto pode ter diversas palavras, imagens ou até mesmo sons, que, ao serem clicados, são remetidos para outra página onde se esclarece com mais precisão o assunto do link abordado. O sistema de hipertexto mais conhecido atualmente é a World Wide Web, no entanto a Internet não é o único suporte onde este modelo de organização da informação e produção textual se manifesta. CONCLUSÃO: Hipertexto é um texto utilizado pela mídia onde se insere links de navegação com palavras chaves, que possibilita ao leitor um aprofundamento do assunto em estudo, com uma série de textos de apoio, onde o pesquisador pode enriquecer sua pesquisa e se inteirar de diversos assuntos.

terça-feira, 24 de julho de 2012

ATIVIDADE 2.2

Ao clicar nos links do hipertexto facilitou muito o entendimento do assunto tratado no texto, pois nele temos uma informação mais profunda do assunto em questão. Durante a pesquisa não nos perdemos por estarmos atentos aos esclarecimentos da tutora e também termos no painel os caminhos a serem seguidos.

Viajamos por vários textos em busca de entender o que seria o hipertexto e tamanha foi minha surpresa ao descobrir que o hipertexto nada mais é do que um texto com muitas outras informações

ATIVIDADE 2.1

CURSO: TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO – ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TICs

CURSISTA: DORACI DE FATIMA

TUTORA: ARACY HENRIQUE SOUZA

COORDENADORA: DENIZE TOMIKO ARAKAKI TAKEMOTO.


QUAL É A IMPRESSÃO QUE O PORTAL DO PROFESSOR DEIXOU EM CADA GRUPO. DURANTE O PERCURSO NAVEGADO, OBSERVAMOS QUAO GRANDE IMPORTANCIA TEM AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NO PORTAL DO PROFESSOR, ONDE SE ENCONTRA GRANDE ACERVO DE INFORMAÇÕES E QUE ATÉ HOJE NÃO O CONHECÍAMOS, E QUE POR MEIO DELE TAMBÉM PODEMOS ACESSAR OUTRAS FONTES DE INFORMAÇÕES GOVERNAMENTAIS, QUE PODERÃO NOS AUXILIAR TANTO NA PESQUISA COMO NAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS EM SALA DE AULA, E TAMBÉM USUFRUIR DOS VÍDEOS, ANIMAÇÕES, HIPERTEXTOS E EXPERIMENTOS QUE ENRIQUECERÃO NAS ATIVIDADES DIÁRIAS

segunda-feira, 23 de julho de 2012

atividade 1.6 webquest

WEBQUEST: RIQUEZA DE INFORMAÇÕES WEBQUEST: É UMA METODOLOGIA DE PESQUISA ORIENTADA DA WEB, EM QUE QUASE TODOS OS RECURSOS UTILIZADOS SÃO PROVENIENTES DA MESMA, QUE SERVE PARA ACRESCENTAR À APRENDIZAGEM, É TAMBÉM UMA FERRAMENTA COLABORATIVA QUE PROPORCIONA ENVOLVIMENTOS E PARCERIAS INTERESSANTES. PROPICIA A ORGANIZAÇÃO DE CONTEÚDOS, SÍNTESES E REFLEXÕES SOBRE DIVERSAS INFORMAÇÕES DE UM MESMO ASSUNTO, ONDE PODERÁ TOMAR DECISÕES OU CRIAR ARGUMENTAÇÕES EMBASADAS EM FATO QUE SEMPRE PARTE DE UM TEMA E PROPÕE UMA TAREFA QUE ENVOLVE A CONSULTA DE INFORMAÇÕES ESPECIALMENTE SELECIONADAS. A WEBQUEST FORNECEM ORIENTAÇÕES BASTANTE CONCRETAS PARA TORNAR POSSÍVEL E EFETIVO O USO DA INTERNET.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

REFLEXÕES DE APRENDIZAGEM


 A tecnologia hoje é um mecanismo imprescindível, porque nem nós educadores nem nosso aluno conseguiria viver sem os meios de comunicação, interação, multimídias, enfim, uma infinidade de anteparos que favorecem a comunicação mais rápida e acessível a todos, portanto, devemos desfrutar dessas possibilidades e direcionar o educando para que se aproveite do que for possível para melhorar sua aprendizagem, a escola hoje não pode mais ficar presa somente a livros didáticos, enquanto o mundo oferece uma infinidade de outros recursos que podem, se bem utilizados, melhorar a concentração e o interesse do aluno

QUEM SOU EU COMO PROFESSOR APRENDIZ

Enviada em May 2 2012 09:54:22:000AM


QUEM EU SOU COMO PROFESSOR APRENDIZ


Este curso, vem em um momento em que a tecnologia não pode ficar fora do ambiente escolar, e  diante dessa situação ,     sendo profissional em educação, nao posso deixar de aproveitar uma oportunidade em que posso aumentar meu conhecimento em manusear o computador e também poder desfrutar dos softwares  que enriquecem meu conhecimento e o conhecimento do meu aluno.
A informática poderá nos auxiliar tanto na pesquisa como na memorização de elementos fundamentais da aprendizagem, onde professor e alunos terão oportunidade  mútua.  
Neste curso    espero poder me capacitar  tanto no manuseio das ferramentas,  na digitação e no uso dos ambientes de pesquisa e de  elementos que poderão ajudar a aprendizagem.                                                                               

REFLEXÕES INICIAIS


CURSO: TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO – ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TICs
CURSISTA:  DORACI DE FATIMA SILVA OLIVEIRA
TUTORA:  ARACY HENRIQUE SOUZA
COORDENADORA: DENIZE TOMIKO ARAKAKI TAKEMOTO.
ATIVIDADE 1-1 REFLEXOES INICIAIS

A SOCIEDADE DA APRENDIZAGEM E O DESAFIO DE
CONVERTER INFORMAÇÃO EM CONHECIMENTO                                                                                              (Juan Ignacio Pozo)



                                                                                Vivemos em uma sociedade da aprendizagem, na                                             qual aprender constitui uma exigência social
crescente que conduz a um paradoxo: cada
vez se aprende mais e cada vez se fracassa
 mais na tentativa de aprender.

             Nossa sociedade vive hoje diante de um turbilhão de informações .que chegam até nós  por diversas fontes que trazem ao mesmo tempo notícias  do mundo inteiro. Diante dessa realidade nos deparamos com as dificuldades de ensinar aquilo que a sociedade necessita. Por diversas vezes ouvimos comunicados da necessidade de profissionais capacitados, os quais existem mas não se propõem a assumir as vagas existentes no caso do cargo de professor ao se depararem com a realidade do aluno em sala de aula e da remuneração.
             O profissional tem que viver em constante aprendizado, onde poderá vivenciar as mudanças que ocorrem nos diversos campos da educação,com uma análise crítica, tendo o discernimento de filtrar aquilo que é produtivo e aproveitável. O ensino aprendizagem tem sofrido grandes quedas e isso poderá ser revertido através de novas tecnologias que hoje nos são propostas não deixando de usufruir de tudo aquilo que já deu certo , pode-se engajar a informatização do conhecimento que hoje tornou-se muito mais acessíveis, disponibilizado a todos os  nossos alunos.

                                

Apresentação

Eu sou Doraci, professora de matemática do Ensino Fundamental e Médio, atuando na Escola Municipal Antonio Henrique Filho, com as salas do 7º, 8º e 9º anos  do período vespertino, ja participei de muitos cursos, porém este me desperta uma expectativa mais acentuada, onde espero aprender a lidar com softwares que enriquecem a aprendizagem desta disciplina que os alunos apresentam tanta dificuldade em assimilar.